segunda-feira, setembro 04, 2006

Ouvir estrelas

Ora (direis) ouvir estrelas!
"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" Eu vos direi, no entanto,
Que para ouví-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...
E conversamos toda noite, enquanto
A Via Láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir o sol, saudoso em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora:" Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"
Eu vos direi:"Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas."
Olavo Bilac
Deu um trabalho danado, mas consegui começar o trabalho sobre o Universo. Tudo culpa de Plutão que não é mais planeta! Minha amiga Fer ficou deprimida: "Onde já se viu mudarem as coisas assim! E meu mapa astral! Meu ascendente! " Como não creio muito nisso tudo, pra mim só deu mão de obra, os livros, pensa tudo com conceito antigo. Antigo? Duas semanas! Tudo tão rápido...Tudo muda tão rápido. As informações ultimamente já vem com um sabor antigo, parece que nada é tão novidade. Na sala de professores então é um bombardeio de informações. Mas é muito bom. Eu amo trabalhar no sábado de planejamento, porque dá pra encontrar todo mundo. Por mais que tenha a habitual "comida de rabo", sempre sobra o bom humor dos meus colegas, companheirismo e sensibilidade de ouvir um ao outro. Cada figura que aparece! Tem uns que você tem que aproximar-se com mais cuidado, são criteriosos e um tanto explosivos de vez enquando. Outros, ou melhor, outras eu tenho em meu coração como fizessem parte de mim, são meus maiores e mais preciosos tesouros, que conquistei com muito carinho. São minhas estrelas...admiro-as, escuto e sei que podem me ouvir sempre que minha vida estiver muito sem graça, conturbada ou fora do eixo. Mas o melhor mesmo é festejar tudo que podemos ser enquanto um grupo. Afinal, nossa profissão vive num limite tênue, de emoções intensas em sala de aula. Trabalhamos com o conhecimento, com as personalidades ( quantas!) e acima de tudo com pessoas em formação. Por isso quando vejo um levantando o astral do outro, buscando ajudar a superar os momentos difíceis e na busca incansável de dar o melhor de si, fico orgulhosa e feliz de estar nesta profissão, linda e muito importante para toda a sociedade. Não tolero reclamações...quem faz as escolhas somos nós, quem tem um caminho mais difícil é porque assim o escolheu. O dia que eu levantar de minha cama e pensar: "Não quero mais..." eu mudo de rumo. Não dá pra ser pela metade. Não num canteiro de estrelas.


Nenhum comentário: