domingo, abril 08, 2007

Chocolate, chocolate!


A casa em silêncio, uma mãe pelo chão...fazendo pegadas do Coelhinho da Páscoa até o ninho preparado pelas crianças. E amanhece, e encontram os ovos no ninho. Correm até a cama. E os pulos e a gritaria. Feliz Páscoa!!! Feliz Páscoa!!!
" Existe Coelho da Páscoa?"
" O que você acha?"
" Eu acho que sim..."
" Então tá.."
É enganar?
Não. É respeitar a fantasia, a imaginação infantil, que no seu tempo certo, vai concluir que é absurdo um coelho distribuir ovos de chocolate, assim como a Fada dos Dentes, o Papai Noel, tudo acaba um dia. A ilusão se desfaz por si mesma. E eles estão alegres e hoje os vi repartindo os chocolates. Entre os primos e tias, a família...Tive orgulho, entenderam o mais precioso, a maneira eficiente que a doação nos traz alegria, no ato de ser menos egoísta. De se importar. Com outros.
E vamos nos abraçar, e vamos celebrar tudo que significa a data. Uma palavra: renascer. E esta é sem dúvidas a palavra que vem mais forte em meu coração. Desfazer velhos hábitos, abrir as cortinas onde escondia meus desejos, fazer a fala ser ouvida, fazer coisinhas bobas que havia esquecido como eram boas. Desobedecer a tristeza, fazê-la tornar-se piada diante da grandeza da vida. Tenho ouvido tanto, prestado atenção naquilo que reluto a reconhecer falho em mim, e também tudo que gera admiração. Eu modifico, eu recomeço sem preguiça e sem desculpas. Com energia?
Chocolate!!!!!
Recuperar a doçura. Resgatar as doces palavras. Expressar. Saber tocar corações amargurados.
Sentir prazer indescritível com coisinhas tolas. Fechar os olhos ao morder um bombom, derretê-lo na boca e sentir que em breve instante, é apenas o que importa. Valorizar momentos. Valorizar a presença das pessoas. Amar cada reencontro. Sorrir com as histórias que podemos recordar juntos. Enfim, mesmo que pareça piegas demais, amar ainda é a única maneira de superar as falhas, de perdoar com sinceridade, de sentir que vale a pena. Tudo. A vida...